Morar na França o sonho de um brasileiro que virou realidade

Muito se fala sobre morar fora do Brasil, principalmente na Europa, nada melhor do que a experiência de alguém que viveu na França. 


Muitos brasileiros têm o sonho de morar fora do Brasil, seja só para passar uma temporada fora estudando ou trabalhando, ou até mesmo só fazendo um mochilão pelo mundo.

As experiências conquistadas em uma vivência internacional são difíceis de descrever e imaginar, nada como realmente viver aquilo.

Vista da Cidade de GAP, Hautes Alpes - França (Arquivo Pessoal)

Por isso trago para vocês a experiência do César Honorio, que sempre teve o sonho de morar na França e conseguiu. Primeiro começou trabalhando em navio e dali surgiu à oportunidade de passar uma temporada na França.

Confira a entrevista:



 TGCOMUNICA: Conte um pouco sobre você, idade, formação, o que faz da vida atualmente?
César Honorio: Meu nome completo é César Honorio da Silva (que eu odeio rs). Sou formado em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e atualmente trabalho como recepcionista bilíngue em um hotel no centro de Campinas

TGCOMUNICA: Você é formado em Turismo, como surgiu a oportunidade de trabalhar em navio e o que pode falar sobre essa experiência?
 César: Quando eu estava no meu primeiro semestre na faculdade (2012) desenvolvi um trabalho com o tema "O lixo nos navios de Cruzeiro"; a partir daí, com a dificuldade em encontrar assuntos relacionados a esse tema veio à ideia; por que não me candidatar para trabalhar em um navio de Cruzeiro? 
Na minha primeira tentativa não fui pré selecionado, mas não dei muita importância e resolvi aplicar novamente quando eu terminasse a faculdade. Foi o que fiz, onde fui aprovado e embarquei em 22/12/2015 no navio Costa Fascinosa

TGCOMUNICA: O trabalho no navio te trouxe a oportunidade de ir morar na França? Você sempre teve intenção de morar na França?
César: Sim, minha paixão pela França vem desde os meus 15 anos, onde ganhei uma bolsa de 1 ano em uma escola de idiomas e escolhi fazer o curso de Francês. Minha paixão surgiu ali, desde aquela época sempre tive o intuito de um dia conhecer o país que tanto me encantava.

TGCOMUNICA: Como é morar na França? Quais sãos as principais diferenças que pode notar entre França e Brasil? 
César: Como na maioria dos outros países da Europa, a França dá um belo exemplo de cidadania e respeito com seus habitantes. O salário é digno, os preços são acessíveis e há segurança. Você circula tranquilamente a qualquer horário do dia sem se preocupar com roubos e assaltos (palavra que quase não se ouve lá). 
Gap, Hautes Alpes - França (Arquivo Pessoal)
  
TGCOMUNICA: E os franceses, o que pode falar sobre ele? 
César: Existem dois tipos de franceses, os franceses de Paris, e os franceses do resto da França. A maioria das pessoas que vão a França acabam por julgar o povo francês como rude e sem educação, o que não é verdade.
Os parisienses acabam recriminando os turistas pelo fato de precisarem na maior parte do tempo falarem o inglês, mesmo sendo eles naturais franceses, coisa que os irrita muito. Mas por outro lado temos os franceses do resto da França, que são muito simpáticos e dispostos a te atender (não bem, apenas te atender rs) caso você saiba apenas o inglês. (Não entendam mal, os franceses não são calorosos como os brasileiros) 

TGCOMUNICA: A culinária francesa é tão boa quanto dizem? Quais são suas impressões a respeito? 
César: Cada nova refeição é uma experiência única! As comidas tem bastante sabor e são servidas conforme a regra: entrada, prato principal, salada (sim, a salada vem por último) e sobremesa (que também pode ser apenas um café). Os pães e doces também são incríveis, cada boulangerie que eu entrava sentia vontade de comprar tudo.

Gorges de la Méouge, Hautes Alpes - França (Arquivo Pessoal)
TGCOMUNICA: Brasileiro pode ficar na Europa por até três meses sem visto, como funciona isso na prática? E para trabalhar, é fácil conseguir emprego na França mesmo solicitando visto de trabalho?
César: Na verdade brasileiro tem acesso livre a Europa por 90 dias como turista, caso você utilize desses 90 dias você precisa retornar ao Brasil e esperar um período de 180 dias para retornar a Europa (caso o país faça parte do Acordo de Schengen*).

A França é um dos países mais difíceis para se conseguir o visto de trabalho ou Long Sejour. Se a ideia for ir para França e lá arrumar emprego e depois tentar um visto, desista, o governo não permite de forma nenhuma que turistas permaneçam no país só porque conseguiram um trabalho. Para conseguir o visto de trabalho na França você precisa antes de tudo arrumar um emprego daqui do Brasil, para depois dar entrada na solicitação do visto.

TGCOMUNICA: Como os franceses veem o brasileiro? Você sentiu algum preconceito por parte deles? 
César: Brasileiro é sempre muito bem visto em qualquer país, somos conhecidos mundialmente como um povo alegre, festeiro e caloroso apesar de não saberem muito a respeito da nossa cultura. Em nenhuma parte da minha temporada na França sofri nenhum tipo de preconceito, pelo contrario, fui recebido da melhor forma possível.

TGCOMUNICA: França é conhecida como o país do amor, de belas paisagens e cenário romântico. O que pode dizer sobre as belezas da França e sua fama de país do amor?
César: A gente sempre se pega vendo algum filme ou lendo algum livro imaginando se aquelas paisagens existem mesmo, eu só posso dizer uma coisa: existem! A região dos Altos Alpes é digna de cinema e da companhia de uma pessoa amada. O país encanta em cada canto novo conhecido.
Lac de Serre-Poncon, Savine le Lac (Arquivo Pessoal)

Acordo de Schengen:
Este tratado, nada mais é que uma política de abertura das fronteiras a livre circulação de pessoas entre os países membros. A princípio está abertura das fronteiras seria restrita aos moradores dos países membros do tratado.

O Tratado de Schengen foi assim denominado em referência a Schengen, localidade luxemburguesa situada às margens do rio Mosela e próxima à tríplice fronteira entre Alemanha, França e Luxemburgo; onde, em junho de 1985, foi assinado o acordo de livre circulação envolvendo cinco países, abolindo-se controles de fronteiras, de modo que os deslocamentos entre esses países passaram a ser tratados como viagens domésticas.

O que é o Espaço Schengen?
Espaço Schengen permite a livre circulação de pessoas dentro dos países signatários, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras. Mesmo que não haja controle nas fronteiras, os cidadãos residentes nos países signatários devem, por norma, portar um documento legal de identificação. Para os turistas de países não signatários, a prova de identidade é sempre o passaporte ou, no caso de longa permanência, o documento legal substitutivo, emitido pelas autoridades de imigração de um dos países signatários.


Lista de Países Membros do Tratado de Schengen

Gostou? Não esqueça de Curtir nossa página no Facebook!
Anterior
« Anterior
Próximo
Próximo »

2 comentários

Click here for comentários
Unknown
admin
31 de outubro de 2016 às 17:50 ×

Eu quando solteira pensei muito sobre trabalahr em navio. Era uma opção. Mas que infelizmente não o fiz porque casei e procriei. Kkk. Morar na França ainda é um sonho. Quem sabe?

Reply
avatar
Unknown
admin
31 de outubro de 2016 às 22:30 ×

É um sonho de muitas pessoas. Mas chega um momento que vc se pergunta até onde é sonho e onde é pesadelo rs.
Qualquer lugar da Europa é um sonho pra se morar

Reply
avatar