Motivação a palavras chave do sucesso

A motivação é um impulso de ação para alcançar os objetivos e conquistar os resultados desejados no trabalho. 

Por Tatiane Garcia 
De acordo com o dicionário de significados a motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Além de envolver fenômenos emocionais, biológicos e sociais, que direciona o individuo a manter comportamentos que vão fazer a cumprir seus objetivos.

Pensando nisso, impossível não associar motivação ao trabalho ou até mesmo nos relacionamentos afetivos e familiares. Não é difícil encontrar em diversas empresas funcionários desmotivados, os motivos são vários, salário baixo, carga horária alta, muita cobrança, chefes que praticam assédio moral e o mais famoso, não fazer o que gosta ou se encontrar na situação “O que estou fazendo da minha vida”, a última se aplica principalmente em relacionamentos afetivos, onde o individuo está em um relacionamento abusivo, cheio de idas e vindas, mas não coloca um basta.

Mas vamos focar em desmotivação no ambiente de trabalho, independente de quais os motivos que leva o profissional a não trabalhar motivado, temos que encontrar uma solução para tal situação e não necessariamente significa pedir a conta.

Os psicólogos Maslow e MacClellande criaram teorias para a motivação dentro da área da psicologia. Para Maslow o homem só se sente motivado quando suas necessidades como autorrealização, autoestima, necessidades sociais e necessidades fisiológicas são supridas. Já para McClelland três necessidades são essenciais para a motivação, poder, afiliação e realização.

Levando em consideração as teorias de Maslow e MacClellande, quando o profissional trabalha motivado, influencia em sua capacidade de cumprir tarefas, entregar o trabalho no prazo estipulado, aumentando sua produtividade, e, ainda auxilia na proatividade, sempre estando disposto a ajudar e orientar os colegas e também os motivando. Para isso também é importante que os líderes sejam capazes de motivar seus profissionais.

Um dos grandes fatores da desmotivação é “ser obrigado” a trabalhar, a grande maioria da população trabalha por obrigação para pagar as contas e sustentar a família, e consequentemente acaba trabalhando em qualquer coisa para tal objetivo. Quando o profissional se vê nesta situação o melhor é analisar onde está e aonde quer chegar, e procurar um novo emprego, fazer cursos profissionalizantes ou de recolocação de mercado. É difícil trabalhar motivado quando não faz o que gosta. Mas lembre-se mesmo trabalhando com o que estou, muitas vezes terá que fazer o que não gosta.

Pior do que trabalhar no que não gosta é trabalhar cansado, devido a uma má noite de sono. O cansaço não é só físico, é mental e vai atrapalhar na produtividade, não conseguindo ter foco nas situações. Um profissional cansado não vai realizar um bom trabalho, não vai prestar atenção no que está fazendo e está fadado a errar. O melhor é sempre ter uma rotina adequada de sono, dormindo no mínimo 6h por dia, ter uma alimentação saudável e equilibrada e praticar atividade física.

Outra forma de encontrar motivação no trabalho é estabelecer metas, terminar tudo que começou no prazo e principalmente colocar metas diárias, por que deixar para amanhã tarefas rápidas e fáceis que poderia ser terminada hoje? Um grande vilão em terminar as metas é o tempo ocioso, em vez de perder tempo com assuntos inúteis na internet no tempo que está parado, porque não terminar o que começou?


Porém a motivação não depende exclusivamente do individuo, se o líder não motiva, sempre pratica assédio, cobra muito, mas faz pouco, tende a transformar o profissional desmotivado, mesmo que faça o que gosta. Por isso é importante o líder sempre fornecer Feedbacks para seus funcionários, o feedback não só motiva, mas mostra onde o profissional  está errando e acertando e vai fazer com que suas qualidades sejam aprimoradas e trabalhar nos pontos negativos.

Em algum momento você se encontra em uma situação de desmotivação, seja porque não trabalha no que gosta, ou porque o ambiente no momento não é propicio, não importa os motivos, não espere que ninguém diga para você que está desmotivado e precisa mudar isso, procure ajude agora mesmo. Iniciar um processo de Coaching é um ótimo exemplo para encontrar a motivação perdida, existem no mercado diversos livros sobre o tema e até vídeos motivacionais.

O que acha de ler os livros de John C. Maxewell ou de Mark Murdock? Ou assistir uma palestra motivacional de Daniel Godri? Não perca tempo, mais do que trabalhar motivado é encontrar artifícios de motivação. 
Anterior
« Anterior
Próximo
Próximo »