Blefarite, o que é e como tratar?

Inflamação das glândulas que produzem óleo das pálpebras provoca desconforto e coceira. 



Quem nunca teve uma irritação incomum no olho como coceiras, sensação de areia no olho e até mesmo ardência?

Estes sintomas são muito comuns tanto para quem produz excesso de oleosidade nas pálpebras ou quem desenvolve olho seco, seja pela produção de óleo, ou por tempo seco.

Sintomas como coceiras, vermelhidão, sensação de areia nos olhos e sensibilidade à luz estão facilmente associados a uma doença chamada Blefarite. A Blefarite é a inflamação das glândulas que produzem óleo nas pálpebras e se não tratada os sintomas e incomodo só aumentam.

Causas da Blefarite:


De acordo com os médicos as causas da Blefarite não são claras. Em algumas pessoas as glândulas não produzem a secreção de óleo de forma correta, que pode estar associada a alterações hormonais, uso de alguns medicamentos ou infecções bacterianas. Quando uns destes fatores ocorrem, acumula-se oleosidade junto aos cílios que é chamado Blefarite.

E causa diversos sintomas que podem ser tanto na pálpebra quanto no próprio olho. A Blefarite também pode aumentar a chance de se ter terçol. Além de que o excesso de oleosidade resseca os olhos causando a Síndrome do Olho Seco. Neste caso você associa o tratamento das duas doenças.

Tratamento:


Apesar de a Blefarite não ter uma causa determinada e ajudar na formação de terçol e olho seco o tratamento é bem simples e barato.

O paciente só precisa limpar as pálpebras com um shampoo ou sabonete especial para pálpebras como é o caso do Blephagel da Théa e o Primorgel da Legrand. Porém são produtos muito caros e você pode optar por usar Shampoo Jhonson’s Baby diluído que tem o mesmo efeito.
Sempre passar o cotonete nas pálpebras superiores e inferiores e na raiz dos cílios

O processo é simples, com ajuda de um cotonete coloque um pouco do produto e passe nas pálpebras, tanto inferiores como superiores e na raiz dos cílios. Enxágue se achar necessário, pois os dois produtos citados são inclusive para tirar maquiagem.

No caso do Shampoo Jhonson’s Baby é necessário diluir algumas gotas em uma xícara de água morna. Misture já com o cotonete e faça o mesmo processo, porém enxágue ou passe um cotonete limpo com água.
Diluir o Shampoo Jhonson's Baby em uma xícara com água morna. Imagem Reprodução Linda & Cheirosa

Procurando um médico:


Se os sintomas persistirem o ideal é procurar um médico. Que irá receitar colírios antibióticos e lubrificantes, dependendo dos casos até mesmo medicamentos via oral. Além de que o médico oftalmologista irá indicar o melhor tratamento para cada caso.

A Blefarite é uma doença crônica que não tem cura, então o melhor é sempre manter a limpeza das pálpebras e nunca se esquecer de tirar a maquiagem para não piorar os sintomas.

Ao retirar a maquiagem, faça o procedimento normal com o demaquilante e após faça a limpeza das pálpebras para não ficar nenhum indicio de maquiagem nos cílios e pálpebras.

Anterior
« Anterior
Próximo
Próximo »