Qual o melhor tratamento para o meu tipo de cabelo?

Cada tipo de cabelo requer um tratamento diferente, se não pode causar o efeito contrário do desejado. 

O mercado de cosméticos não para de crescer, cada dia lança uma marca nova ou produto diferente que prometem deixar os cabelos lindos. São produtos para hidratação, nutrição, reconstrução. Tem produto para matizar os cabelos e até para fazer os cabelos crescerem.

As opções de produtos disponíveis no mercado são tantas que fica até difícil escolhermos qual o melhor produto para nosso tipo de cabelo. O mais importante é se atentar ao tipo de cabelo e o que ele precisa, se é necessário hidratação, nutrição ou reconstrução. 

Ao escolher um produto que não é indicado para o tratamento que nosso cabelo precisa, podemos causar o efeito contrário do que esperamos. Como ressecar mais ou até mesmo deixa-los quebradiço.

Pensando nisso o melhor é definir o que precisa, tanto pelo tipo de cabelo (liso, cacheado, crespo), e se o cabelo passa por algum processo químico (alisamento, descoloração, tintura).

Etapas de tratamento:

Existem basicamente quatro tipos de tratamento que o cabelo necessita;

Hidratação: é importante para repor a umidade dos fios que foi perdido por exposição ao sol, poeira, secador e chapinha, além de recuperar o desgaste dos fios. Os cremes com essa ação agem na emoliência capilar e sela as cotículas do fio.

Nutrição: Muito similar à hidratação, porém repões os lipídios, nutrientes e minerais do cabelo. O ideal é fazer junto com a umectação ou batizar os cremes com algum óleo vegetal.

Reconstrução: É indicado para cabelos quebradiços, elásticos e com corte químico. O procedimento é responsável por repor a queratina dos fios, reconstruindo a fibra capilar, devolvendo proteínas e minerais. Mas muito cuidado, excesso de queratina pode quebrar os fios.

Umectação: Umedecer os cabelos com óleo vegetal para repôs lipídios e água dos fios. Além de auxiliar no crescimento do cabelo por fazer massagem capilar. Dessa forma ajuda a controlar o frizz, ressecamento e aspereza. Mas cuidado, excesso de umectação pode deixar os fios pesados e com aspecto sujo.


Mas qual o melhor tratamento para cada tipo de cabelo?

Independente do tipo de cabelo, todos os tipos em algum momento precisam de uma das quatro etapas de tratamento. A umectação é indicada para qualquer tipo de cabelo, e é independente ao cronograma capilar, ela pode ser feita uma vez por semana, ou uma vez por mês, tudo vai depender da necessidade.

 Já a hidratação é necessária pelo menos duas vezes por mês, mas pode ser feita toda semana, assim como a umectação. Usando os produtos adequados e conforme indicação na embalagem não vai causar mal algum, assim como a nutrição. O ideal é seguir um cronograma capilar, conforme a necessidade do fio.
 Para fazer reconstrução é preciso muita cautela, geralmente é indicada para cabelos que foram agredidos por processos químicos e ficaram quebradiços. Usar muita queratina ou outros produtos para reconstrução podem até causar queda de cabelo.

Por isso quem tem cabelos descoloridos ou alisados é importante fazer reconstrução pelo menos uma vez por mês, assim repõe a queratina perdida nos processos químicos.


Tratamentos naturais são bons?

Atualmente muitas mulheres procuram tratamentos naturais para os cabelos, seja por ser mais barato ou por aspectos sociais.

A maioria dos produtos cosméticos utilizam ingredientes naturais em sua composição como manteiga de karité ou abacate, porém o uso de conservantes ou derivados de petróleo preocupam muitas mulheres. Para isso não só procuram produtos livres de sulfatos, óleo mineral e petrolatos, como utilizam produtos naturais para fazer o tratamento.

O exemplo mais comum é umectar os cabelos com óleo de coco. Fazer alisamentos naturais com maisena e leite de coco ou máscaras hidratantes com frutas como é o caso da banana, mamão e abacate. Até o mel e o ovo entram na composição.


Estes alimentos são ricos em ácidos graxos, proteínas, minerais, diversas vitaminas e antioxidantes. Tudo que o cabelo precisa e que encontramos em vários cremes, mas de forma natural e barata. E não causam nenhum efeito colateral para o corpo.

Eles são usados não só para hidratar, nutrir ou reconstruir o cabelo, mas também auxiliam na queda de cabelo como é o caso do óleo de rícino, alecrim. Já o abacate também ajuda a recuperar a espessura dos fios.

A babosa, muito conhecida como Aloe Vera, é muito usada não só para hidratar mas também para auxiliar no crescimento, pois possui propriedades calmantes e adstringente. 

Vale lembrar que antes de escolher o melhor tratamento, veja com seu profissional de confiança o que seu cabelo precisa, para não errar. 

E você já substitui os tratamentos de salão por tratamentos naturais? Se sim, deixe seu comentário e qual tratamento usou. 

Não esqueça de nos seguir no Facebook.

Anterior
« Anterior
Próximo
Próximo »