#04 Situações que você deve evitar fazer nas redes sociais

As redes sociais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, porém é preciso ter cautela com o que compartilha. 



Que o advento das redes sociais facilitou e muito a vida das pessoas isso é fato, principalmente para unir aqueles que moram longe.



E o principal objetivo de uma rede social é “aproximar” as pessoas do seu cotidiano através do compartilhamento de fotos, vídeos, frases entre outros.



O que a maioria das pessoas prefere ignorar é que hoje a rede social, principalmente o Facebook, se tornou um livro aberto, onde não há filtro algum para compartilhar na rede. Falam da vida pessoal sem se preocupar com quem está vendo aquilo.



Excesso de selfies, excesso de demonstração publica de afeto, muitas atualizações mostrando a sua rotina de bebidas, baladas e a agitação que é a vida. Nada mais é que o mundo do faz de conta.



Sem contar que é nesta hora que quanto mais interação você recebe nas publicações, mais incluído você se sente, mais famoso na rede você é.



Maior consciência de como suas atualizações de status podem ser percebidas pelos amigos poderia ajudar as pessoas a evitar temas que incomodam mais do que entretém "
Tara Marshall, psicóloga

E todo esse excesso de publicações, tornou a rede social o “símbolo da perfeição”, se você não publica algo, não vai pra balada, não bebe e não compartilha as várias fotos com o namorado, das viagens nacionais e internacionais, você ou está doente ou não tem uma vida tão legal quanto a do amigo.

Além de que hoje, tanto Facebook quanto Instagram que eram duas redes sociais voltadas para o “social” (como o próprio nome diz), se tornaram duas ótimas ferramentas de trabalho e divulgação. Permitindo tornar o perfil comercial e a partir disto criar promoções e anúncios.

Com isso, ambas deixaram de ser só uma rede para se conectar com os amigos e compartilhar com eles que está casando, que o filho está nascendo o que está mudando de cidade, para se tornarem uma rede de Networking.

Ao fazer Networking no Facebook e Instagram é possível que você adicione a sua lista de amigos pessoas que possam de trazer um futuro trabalho ou a indicação de serviço.

A partir daí que a vigília com as redes sociais precisou ser alterada. Se antes você compartilhava tudo sem filtro algum, agora é preciso ser cauteloso e rigoroso em tudo que irá compartilhar. Pensando em qual a imagem que vai passar com aquilo que irá compartilhar.

Por isso vou listar algumas coisas que você deve evitar fazer nas redes sociais.


O que evitar nas redes:

  1. Excesso de selfies;


É foto na academia todo dia, foto da dieta, e tudo mais que possa imaginar.

Sim, excesso de selfies deve ser evitado, pois demonstra uma tendência ao narcisismo e que você quer chamar atenção para a sua rotina, como mostra estudo realizado por psicólogos da Brunel University London. 

Além de que o número de interações na sua foto, seja curtida ou comentário, não demonstra aceitação por parte de seus “amigos”, como afirma a professora Tara Marshall, uma das responsáveis da pesquisa na frase abaixo.

“Esses amigos podem estar educadamente oferecendo seu apoio, mas secretamente reprovando essa exibição egoísta”

  1. Demonstração pública de afeto;

O mesmo estudo avaliou que se você posta muitas fotos românticas ou atualização de status de relacionamento indica que você sofre de baixa autoestima e uma necessidade de fortalecer seus relacionamentos.

E claro que isso também demonstra a necessidade de aprovação e aceitação do outro, para assim mostrar que é amado. Mais uma vez o mundo da fantasia.

O estudo da Universidade de Wageningen na Holanda realizado pela doutora em Psicologia Christyntje Van Galagher, já é mais agressivo e revela que o excesso de exposição demonstra uma carência sexual. Você pode ler mais a respeito clicando aqui.

  1. Foto com bebidas, cigarro, roupas de banho;


Não é necessário falar muito a respeito disto. Fotos com bebidas, cigarros e algumas vezes até drogas, não vai passar a imagem de que você é cool e muito socializado e sim que sofre de algum problema com drogas lícitas, principalmente se várias vezes na semana publica fotos que está bebendo alguma coisa.

Já a foto com roupas de banho mais uma vez demonstra que quer chamar atenção para o corpo bacana que tem ou de novo que tem uma vida social ativa. Além de que, em muitos casos se torna até vulgar este tipo de foto.

  1. Usar o LinkedIn como site de paquera.

Um clássico da comunicação nas redes sociais e que é usado de forma muito errada.

O LinkedIn foi criado com o intuito de promover o relacionamento entre Profissional/Empresa. Lá você descreve suas qualificações e experiências profissionais e é visto por empresas e líderes do mundo todo.

Uma rede exclusiva para Networking, e, principalmente para divulgação de vagas e procura de emprego.

E o que mais vejo são relatos de pessoas que são assediadas sexualmente pelo LinkedIn e isso incluí também fotos comprometedoras.

Não preciso nem repetir qual o intuito do LinkedIn certo? Então cuidado, pois lá você está mostrando para o mundo suas qualificações profissionais e não qualificação sensual para arrumar namorado (a).

Assista ao vídeo abaixo:



No vídeo abaixo falo um pouco sobre excesso de selfies, demonstração pública de afeto e sobre o Bom senso.



Agora que você já sabe o que evitar fazer nas redes sociais e assistiu ao vídeo, dê uma analisada no seu perfil nas redes sociais e veja se está fazendo uma ou as quatros situações descritas.

Lembrando que isto não significa que você não pode nunca mais compartilhar selfies, foto com namorado entre outros. E sim que você deve ter cautela e evitar fazer isso em excesso.

Logo que uma vez que decide fazer parte de uma rede social, consequentemente você permitiu ser exposto e visto e com essas atitudes você pode acabar demonstrando uma visão errada de você mesmo.

Portanto a palavra chave para as redes sociais é BOM SENSO. Leve em consideração se aquilo que está compartilhando é excesso e se é relevante.


Gostou? Então não esqueça de CURTIR, COMENTAR e COMPARTILHAR.


VEJA TAMBÉM:



Anterior
Próximo
Próximo »